you are here: Home

16 -October -2019 - 08:52

Modelo de Documentos

Por que exportar? PDF Imprimir E-mail
Índice do Artigo
Por que exportar?
Diminuição da Carga Tributária
Melhoria da Imagem da Empresa
Todas as Páginas

 

1. Diversificação de mercados

 


A estratégia de destinar uma parcela de sua produção para o mercado interno e outra para o mercado externo permite que a empresa amplie sua base/carteira de clientes, o que significa correr menos riscos, pois, a diversificação de mercados (interno e externo) proporciona à empresa maior segurança contra as oscilações dos níveis da demanda interna.

Diversificar o mercado permite, ainda, que a sazonalidade do produto seja eliminada, isto é, uma empresa que fabrica produtos voltados para o clima frio, poderá produzi-los o ano inteiro, porque terá diferentes mercados onde vendê-los, e não dependerá somente das estações nacionais.

 

2. Aumento da produtividade

 

Quando uma empresa começa a exportar ocorre o aumento da escala de produção, que pode ser obtida pela utilização da capacidade ociosa da empresa e/ou pelo aperfeiçoamento dos seus processos produtivos.

O aumento das vendas externas proporciona ganhos de escala: a produção aumenta por conta de um maior mercado consumidor, o que leva a um custo unitário mais baixo.

A partir do aumento da produção, aumenta também a capacidade de negociação para a futura aquisição de matéria-prima. Como consequência, o custo da fabricação das mercadorias tende a diminuir, tornando-as mais competitivas e aumentando a margem de lucro. (aprendendo a exportar)

 

 

3. Melhora da qualidade do produto

 


Quando uma empresa passa a atuar no mercado internacional, ela precisa adquirir tecnologia para poder atender às normas e procedimentos que os países exigem de seus fornecedores, que com o passar do tempo são internalizadas e passam a ser rotineiras e, assim, todos os seus negócios posteriores com o exterior, ou com o mercado interno serão feitos dentro dessas normas.

Sendo assim, a qualidade do produto tende a melhorar para poder adaptá-lo às exigências do mercado ao qual se destina, o que obriga a aperfeiçoá-lo.